Eu acredito na coleta seletiva

Outro dia vi um adesivo “eu acredito em duendes” estampado num carro. Tive vontade de criar um adesivo “eu acredito na coleta seletiva” ou “você já separou seu lixo hoje?”. Falo isso porque sinto que a reciclagem do lixo urbano é vista com desconfiança.  Muita gente não separa o próprio lixo porque vê o lixeiro misturando tudo no mesmo caminhão. Enfim, não faz a sua parte porque constata que o empenho nessa separação não é recompensado com a reciclagem do material. É assim que o pensamento “não adianta separar” segue alimentando um ciclo vicioso: eu não separo porque a empresa de coleta de lixo irá misturar tudo. Em contrapartida, a empresa diz a que a coleta seletiva não funciona porque as pessoas não separam o lixo. Falo isso porque o meu trabalho está numa das poucas regiões da cidade em que há coleta seletiva. Pergunte se a gente separa lixo seco de lixo orgânico. Começaremos a separar agora, que eu escrevi essa tarefa no blog, mas até semana passada a lixeira da copa era uma apenas. Para não dizer que somos todos relapsos, há duas semanas estamos separando os papéis para reciclagem. Temos também um coletor de pilhas e baterias. Como a empresa em que trabalho não adotou ações de responsabilidade ambiental, eu mesma levo as pilhas ao Superior Tribunal de Justiça – STJ – ou outras instituições que têm o cuidado de encaminhá-las a locais apropriados. Por que esse trabalho todo? Basicamente porque eu acredito na coleta seletiva. Penso que os resultados alcançados na cidade de Curitiba, entre outros exemplos, só deram certo porque o pensamento de “não adianta separar” foi, aos poucos, sendo substituídos por pensamentos mais úteis como “adianta separar” ou “a reciclagem começa na minha casa” e por aí vai. Se isso foi conquistado a partir de multas ou muita publicidade, não interessa. Interessa o resultado e a construção de um novo ciclo, que começa na separação do lixo e termina na reciclagem do material.

Deixe uma Resposta

