Caroneiros de Brasília, cuidado!

Hoje conversei com um funcionário do DFTRANS e ele fez um alerta ao perigo de ser multado ao oferecer uma carona. Para combater a pirataria no transporte público, o governo tem aplicado multas pesadas, de R$2 mil a R$5 mil, a todo motorista que pratica essa ilegalidade. Acontece que além das blitz, há vários fiscais em pontos estratégicos, como paradas de ônibus, que fotografam o momento da carona e essa imagem muitas vezes é suficiente para caracterizar uma infração. Em outras palavras: JAMAIS MARQUE UMA CARONA EM UM PONTO DE ôNIBUS! QUALQUER PESSOA QUE OFERECE UMA CARONA A UM COLEGA E MARCA EM UM PONTO DE ÔNIBUS ESTÁ SUJEITA A ESTA MULTA. É claro que há possibilidade de recorrer e provar que se tratava de um familiar ou colega de faculdade ou trabalho, mas o que esse funcionário me disse é que o carro pode ir para o depósito. Nesse caso, a retirada é condicionada ao pagamento da multa e o ressarcimento do valor pode demorar bastante. Em outras palavras, é melhor não correr esse risco e marcar a carona em outros locais. Aliás, vou sugerir essa pauta ao DFTV porque notei que quase ninguém que conheço sabia dessa informação.

Anúncios

3 Respostas so far »

  1. 1

    Daniel said,

    se um deputado ou senador pega a amante num ponto de ônibus usando o carro oficial, será que vai ser multado e processado por quebra de decoro???

  2. 2

    Clarice Marinho said,

    Ouvi hoje mesmo na bandnews que um morador de valparaíso foi multado e teve seu carro apreendido por oferecer caronas a seus vizinhos para vir ao Plano trabalhar, eles rachavam o preço da gasolina. Mas o Detran entendeu que era transporte pirata. Ele entrou na Justiça e ganhou a causa. Mas quando foi buscar seu carro no depósito, outra pessoa havia, com documentos falsos, levado seu veículo… =/ Bom, mas só para ilustrar que o que você escreveu realmente acontece, para evitar esse confusão, é melhor marcar a carona em outro lugar que não a parada de ônibus mesmo. Porque não há nada de errado em levar colegas em seu carro, mesmo rachando a gasolina, é, de fato, muito cara!


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: